quarta-feira, 8 de maio de 2013

Hortênsias e suas Cores


Gosto muito de hortência
e gostei das dicas do site http://folhadelondrina.lugarcerto.com.br
Que fala doO segredo das cores

Ex.ão existem hortênsias de várias cores, mas sim, plantas que adquirem cores variadas 

e qualquer pessoa pode escolher a cor das flores das hortênsias que tem no jardim de casa. 
Basta tornar o solo mais ácido ou mais alcalino. Tem fertilizantes p/ comprar mais 
tem receitinhas caseiras, segue dicas:

Flores azuis
O solo deve ser ácido.Faça uma mistura de 20 g de sulfato de alumínio, sulfato de ferro ou pedra ume, diluído em 5 litros de água e regue a planta com esta mistura duas vezes por semana, começando cerca de 40 a 50 dias antes do início da floração. Quanto mais alumínio mais escura será sua cor podendo nascer buquês de flores violetas.

Flores violetas. 

Coloque palhas de aço usadas dentro de água. Deixe até que a água esteja da cor da ferrugem. Depois regue a hortênsia com esta água uma vez por semana.

Flores rosas


Solo deve ser alcalino. No caso de que sua hortênsia de flores azuis produza flores rosas, antes de mais nada, pode-a eliminando a maioria das folhas (isto é necessário para eliminar o máximo possível do alumínio que a planta contenha). Replante-a em um local com a terra preparada com uma mistura de 200 a 400 g de calcário dolomítico por m2. O calcário dolomítico é um corretivo para o solo que pode ser encontrado em viveiros ou lojas de plantas e produtos para jardinagem. Assim têm-se flores rosas de tonalidades variadas, podendo inclusive dar origem a flores brancas. Quanto mais alcalino o solo ficar mais clara será a cor das flores, culminando em hortênsias de buquês brancos.

Adicionando Carbonato de Sódio (não confunda com bicarbonato de sódio) à terra pode-se conseguir flores multicoloridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário